Indicações de leitura para a próxima semana:
Bordadeiras da Aparecida ganham curso de aperfeiçoamento
Aparecida de Goiânia, 26 de fevereiro de 2010- A Secretaria de Ação Social de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont e com a Fundação Banco do Brasil, promove o curso “Bordando o Brasil”, entre os dias 1º a 9 de março, no Núcleo da 3ª Idade da Vila Brasília. A solenidade de abertura está marcada para as 8 horas desta segunda-feira, 1º, e contará com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social, Carmem Sílvia.
Segundo Carmem, o projeto de aperfeiçoamento beneficiará 30 bordadeiras que fazem parte do grupo de convivência da secretaria. “A proposta é um estímulo à geração de emprego e pretende contribuir para a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Além do mais, consolida o bordado como uma forma de expressão cultural da cidade”, destacou.
O curso terá período integral e será ministrado pelas professoras Ângela e Luana Dumont, ambas do grupo Matizes Dumont, idealizadores do projeto. A prefeitura não arcará com custos, apenas apoio logístico, providenciando local adequado para a realização das oficinas, definição e inscrição dos participantes, com apoio do Sebrae.
PROJETO - O grupo Matizes Dumont é formado por seis artistas de uma mesma família de Pirapora, Minas Gerais, e é composto pela mãe Antônia Zulma Diniz Dumont e cinco filhos. A equipe de artistas resolveu acrescentar nova função de artes visuais ao bordado antigo, criando uma tapeçaria minimalista, com características muito pessoais e que tem o objetivo de contribuir para a geração de empregos para comunidades de baixa renda.
Sugestão de pauta:
Assunto: Curso de aperfeiçoamento de bordados
Data: dos dias 1°(segunda-feira) a 9 (terça-feira) de março
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Centro de Convivência da Vila Brasília, rua Minuano, esquina com a Solimões, s/n, prédio da prefeitura (próximo a Igreja Mãos Postas)
Texto 2
A PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS APRESENTA A
II ed. da FLIPIRI - Literatura e Cinema
Festa Literária de Pirenópolis
Grande festa literária em Pirenópolis e região, que celebra e populariza a leitura e conquista novas paixões por livros.
Com patrocínios do Ministério do Turismo, Petrobrás e CAIXA Econômica Federal e com realização da Prefeitura Municipal de Pirenópolis, Secretaria Municipal de Cultura e Casa de Autores, acontece, de 11 a 13 de março de 2010, a segunda edição daFLIPIRI - Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema. A festa promove uma extensa e dinâmica programação com atividades, como contação de histórias, falação de poesia, bate-papos com escritores, lançamentos de obras literárias inéditas e oficinas para adultos, jovens, crianças e professores, além de uma exposição de artes plásticas, mostras cinematográficas e shows musicais. Todas as atividades serão gratuitas e muitas delas apresentadas por artistas de Pirenópolis.
Nos três dias de Festa, a II FLIPIRI irá ocupar importantes pontos de divulgação cultural noCentro Histórico de Pirenópolis como oCine Pirineus, onde curtas e longas-metragens serão exibidos, seguidos de debates com seus realizadores; a Praça da Leitura, com um palco para contação de histórias, falação de poesias, lançamento de obras literárias e apresentações musicais; o Theatro de Pirenópolis, que será decorado para abrigar oficinas e concertos musicais; Museu do Divino com a exposição “Intervenção desnuda”; e a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, que abrigará diversas oficinas de formação de professores, jovens, adultos e crianças.
A cultura promovida com a Festa também vai a 10 localidades afastadas do famoso centro histórico de Pirenópolis, serão povoados aonde escritores da Casa de Autores de Brasília, parceira também na primeira edição da Festa, irão ao encontro de alunos e professores para apresentarem seus livros, que serão distribuídos com antecedência nas escolas rurais locais, contarão histórias e falarão de suas trajetórias e experiências como escritores, desvendando o universo da literatura e suas vertentes.
A abertura da Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema, que este ano deve reunir mais de 20 autores de Goiás e outras regiões brasileiras, contará com a presença de Moacyr Scliar,Ignácio de Loyola Brandão e André Neves, importantes nomes da literatura no Brasil e grandes incentivadores do hábito de ler, além de autoridades pirenopolinas. A Cerimônia vai acontecer no Theatro de Pirenópolis, dia 11 de março, quinta-feira, a partir das 19h , a entrada é gratuita e todos estão convidados para ouvir as palavras deScliar, Loyola e André Neves e celebrar a literatura.
A grande homenageada desta segunda edição da Festa é a atriz e escritora brasileira Eliane Lage, autora da celebrada autobiografiaIlhas, Veredas e Buritis (ed. Brasiliense/2005), que, após rodar o mundo escolheu Pirenópolis como sua cidade. A homenagem será presidida pelo também escritor Ignácio de Loyola Brandão, no dia 13 de março, sábado, às 20h, no Cine Pirineus.
Circuito de Criação em Pirenópolis
A 1ª Mostra de Circuito de Criação em Pirenópolis, - Intervenção Desnuda – será inaugurada em 11 de março de 2010 na ocasião da II FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis.
A mostra é uma iniciativa que reúne os artistas do Circuito de Criação em Pirenópolis e alguns convidados, para apresentar suas obras utilizando um suporte comum a todos – um busto feminino, no qual cada artista revela seu olhar e interferência com resultados instigantes e reveladores.
Esta exposição recebe o nome de Intervenção Desnuda e inicia um ciclo de práticas e investigações artísticas que se organizou por se identificarem na criação e na qualidade de seus fazeres e produtos.
Cada evento trará um novo olhar e uma nova proposta elaborados por Vera Michels, Roque Pereira, Mercedes Monteiro, Claudia Azeredo, Rosane Regis, Cristina Galeão e artistas convidados.
Local – Museu do Divino.
Período – de 11 a 15 de março de 2010.
SERVIÇO:
II FLIPIRI, Festa Literária de Pirenópolis - Literatura e Cinema.
Cidade de Pirenópolis – Centro Histórico.
De 11 a 13 de março de 2010.
Das 8h às 22h.
Entrada gratuita.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
Informações: www.pirenopolis.go.gov.br
FICHA TÉCNICA:
Patrocínio:
Ministério do Turismo.
Petrobras.
CAIXA Econômica Federal.
Coordenação Geral: Gedson Oliveira e Íris Odete Borges.
Realização: Prefeitura Municipal de Pirenópolis, Secretaria Municipal de Cultura e Casa de Autores.
Apoio: APLAM - Academia Pirenopolina de Letras Artes e Música e Universidade Estadual de Goiás.
Texto 3
Fernando Simplista no Café Cultura
O melhor da nova MPB goiana no palco do Café dna oitava semana do Goiânia Canto de Ouro
Fernando Simplista é a atração do Café Cultura, nos dias 4, 5 e 6 de março. A apresentação integra o projeto Goiânia Canto de Ouro. Antes e depois dos shows no teatro, muita música também no café do Centro Cultural.
Simplista está longe deser muito simples. Essa figura da música local começou a levar a sério a possibilidade de fazer música em 1999 quando monta sua primeira banda e começa a fazer pequenas apresentações em colégios da cidade. De lá pra cá, Fernando participou de outras bandas, com destaque para os Leigos, da qual também fez parte o músico Diego de Moraes.
Depois de um tempo Fernando preferiu esquecer um pouco a ideia de fazer rock e passou a se dedicar a músicas delicadas e engajadas, influência de seu gosto pela MPB. Com um violão de náylon nas mãos e uma perspectiva muito particular da vida, Fernando começou a expressar em versos a realidade de seu cotidiano.
Criando canções que transcendem definições rítmicas e harmônicas pré-enlatadas, Simplista desenvolve sua arte de acordo com sua intuição e seu estado de espírito. Essa qualidade faz com que suas músicas assumam um caráter naturalmente dinâmico, intercalando diferentes atmosferas, independente de estilo ou rótulo. Como já foi dito no meio musical goianiense, as canções de Fernando “florescem à medida que são regadas”, pois a cada apresentação, a cada nova idéia, o artista explora um lado diferente de suas composições, criando uma rica gama de possibilidades musicais.
As letras das músicas exteriorizam sensações quepartem da relação carnal ao amor pelo subjetivo, fantástico, logo lírico-romântico-realista.
Fernando já se apresentou em diversos eventos, como festivais de música pra pular brasileira, congressos, pubs etc.
Serviço:
Goiânia Canto de Ouro
Show com Fernando Simplista
Data: 4, 5 e 6 de março
Horário: 20h e 22h45
Ingresso: free
Local: Café Cultura
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro - Rua 3, esq. com rua 9, Centro
Informações: 3524-2542
Nenhum comentário:
Postar um comentário